PRP pode ser usado para tratamento oftalmológico

A úlcera de córnea é considerada uma emergência oftálmica, pois pode progredir para descemetocele ou perfuração ocular, com lesões, por vezes, irreversíveis e perda da visão. O PRP na forma de colírio ou tampão é uma excelente terapia adjuvante a ser instituída no tratamento clínico da úlcera de córnea em cães, pois atua na diminuição dos sinais inflamatórios, da dor ocular e auxilia potencialmente na cicatrização do defeito epitelial.

O tratamento adjuvante com plasma rico em plaquetas na forma de colírio ou tampão, em úlceras de córnea de cães atendidos no Serviço de Oftalmologia Veterinária. Foram analisados 20 olhos com diagnóstico de ceratite ulcerativa, distribuídos em dois grupos experimentais. O grupo colírio (GC) foi constituído por olhos tratados topicamente com colírio autólogo de plasma rico em plaquetas (PRP), e o grupo tampão (GT) por olhos submetidos ao tratamento à base de tampão sólido de PRP, associado ao recobrimento com terceira pálpebra para retenção deste.

Confira o artigo técnico completo em: https://www.scielo.br/pdf/abmvz/v66n6/0102-0935-abmvz-66-06-01742.pdf

O PRP é uma fonte autógena, atóxica e não imunogênica de fatores de crescimento que apresenta, em sua constituição plasma, leucócitos e plaquetas. No plasma estão contidos diversos fatores de coagulação, leucócitos que conferem resistência natural aos agentes infecciosos e imunogênicos, e plaquetas que sofrem degranulação nos sítios de lesão liberando fatores de crescimento (FCs) (Marx et al., 1998).

Atenção às orientações para envio do material!

Material a ser enviado: Sangue em Tubo contendo Citrato ou ACD. O material deverá ser solicitado ao laboratório 24 horas antes da coleta.

Volume: 10 x o volume a ser utilizado. ( Exemplo: Se é necessário 1 ml de PRP para associar ao enxerto a ser realizado, deverá ser coletado 10 ml de sangue em tubo com citrato. Ao PRP já vai adicionada a trombina autóloga, favorecendo o processo de ação do PRP.

Prazo: Ao coletar o material antes da cirurgia, o mesmo deverá ser encaminhado ao laboratório, pelo proprietário ou pelo auxiliar da clínica, refrigerado, e este aguardará o procedimento que dura 1 hora. O material será encaminhado para a clínica pelo próprio mensageiro para ser aplicado no momento da cirurgia.

Horário de atendimento para produção de PRP: 10h00 às 17h00.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para assessoria técnica e sugestões.

Cordialmente,

Equipe Santé