CFMV lança o Guia de Bolso sobre Leishmaniose Visceral

O Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV – lançou o Guia de Bolso sobre Leishmaniose Visceral. O objetivo da entidade é orientar os médicos veterinários e harmonizar as informações sobre transmissão, tratamento e normativos legais da doença.

“Queremos unir vários pensamentos sobre a Leishmaniose – saúde pública, área clínica e pesquisa científica –, para que o médico-veterinário tenha um guia completo e didático, com linguagem acessível e acreditado por instituições que dominam as várias vertentes da doença e tenham capilaridade para uma divulgação mais eficaz”, explica o presidente da CNSPV, Nélio Batista de Morais.

A doença é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das doenças mais negligenciadas do mundo e é também conhecida como calazar. A Leishmaniose Visceral é classificada como uma desordem sistêmica causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos humanos e outros animais por meio da picada de mosquitos flebotomíneos, do gênero Lutzomyia, que se infecta ao se alimentar do sangue de animais infectados, principalmente cães.

De acordo com dados da Secretaria de Vigilância e Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, o Brasil responde por 90% dos casos humanos de leishmaniose visceral registrados na América Latina. De 2010 a 2019, o país apresentou de 3 mil a 3,5 mil casos por ano, com letalidade (mortalidade) em torno de 7%.

Você pode fazer o download do Guia de Bolso sobre Leishmaniose Visceral AQUI.

Com informações do site do CFMV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Popups Powered By : XYZScripts.com