Cães idosos: a importância da continuidade no cuidado

Carinho e companheirismo durante toda uma vida. Sim, um tutor de pet recebe muito amor. Todo dia e toda hora! Festa, travessuras, risadas e passeios são uma constante em quem escolhe ter um amigão. Mas, nossos amigos também envelhecem com o passar dos anos. E muitas vezes, necessitam de cuidados especiais. É importante estar atento para esta transição.

A observação constante é fundamental, pois algumas mudanças podem ocorrer até mesmo antes da fase senil, dependendo da raça do pet.

A senilidade pode trazer alterações nas funções cardiorrespiratórias, renais, urinárias e hepáticas. Além disso, a resposta do sistema imunológico também fica prejudicada, tornando o pet mais susceptível a infecções.

Exercícios Físicos

Animais senis tendem a diminuir sua mobilidade. Entretanto, é importante que realizem ainda algumas atividades. Caminhar, pequenas brincadeiras e facilidade em encontrar sua caminha, bebedouro e comedouro são atitudes importantes para manter parte da vitalidade e  atividade.

Tutores passam a desempenhar atividades de apoio aos animais senis. Mas não deixe de “gastar” minutos de amor entre tarefas que podem ser desgastantes e cansativas (física e emocionalmente). Estes momentos reforçam os laços de amizade.

Alimentação

As necessidades nutricionais de animais senis são distintas de animais adultos ou filhotes. Além disso, alteração de paladar ou problemas dentários pode ser um agravante.

Mas antes de trocar a ração/dieta ou oferecer “petiscos” é importante a consulta a um médico veterinário. Ele poderá auxiliar sobre a real necessidade nutricional, orientar sobre a oferta e conduta alimentar. Caso perceba que seu animal não está se alimentando bem, com diminuição de consumo ou até recusa, procure um profissional da sua confiança.

Um grupo de pesquisa belga (Willems et al., 2016) adaptou a tabela a seguir, que serve como uma boa ferramenta, uma vez que trabalhar com analogia à idade humana facilita a compreensão dos tutores quanto ao aumento das necessidades médicas e cuidados em casa.

Gráfico de analogia idade humana / pet (WILLEMS et al., 2016. Adaptado com permissão de FORTNEY, W.D. Implementing a successful senior / geriatric health care program for veterinarians, veterinary technicians, and office managers. Vet Clin North Am Small Anim Pract, v.42, p.823-84, 2012)

Diversos estudos avaliaram cães senis aparentemente saudáveis na perspectiva do tutor e demostraram que após exames de rotina como ultrassonografia abdominal, bioquímica sérica, pressão arterial, hemograma, além de exames físicos completos (incluindo testes ortopédicos e neurológicos), foram encontradas alterações em mais de 50% dos pacientes (Willems et al., 2016). Esses dados corroboram a necessidade de realizar exames periódicos nos idosos, ao menos uma vez a cada 6 meses, para avaliar a saúde médica e a saúde comportamental.

Continue a acompanhar nosso blog para mais dicas e novidades do mundo animal.