A idade chega também para os felinos
A idade chega também para os felinos

A idade chega também para os felinos

O tempo passa e como tem passado rápido, não é? Nós envelhecemos e nossos companheiros de estimação também. Não podia ser diferente com os gatos, e assim como todo nós eles precisam de atenção para que fiquem velhinhos com saúde e se alguma doença os acometer, informações são necessárias para que você possa dar mais qualidade de vida a eles.

Algumas doenças têm maior recorrência quando os gatos estão em idade avançada do que quando estão jovens e para elas, além de um tratamento que será prescrito pelo médico veterinário, você precisará de muita paciência e muito mais amor que já ofereceu ao bichano já que o comportamento dele vai mudar, assim como a preguiça.

A artrite é a doença mais comum e se trata de uma inflamação nas articulações que causa fortes dores. Os gatos acometidos com esse problema não poderão realizar certas atividades, como: saltar, subir em árvores e em alguns casos até caminhar vai ser difícil. Tudo isso acontece por causa da rigidez de suas patas ou quadril. É provável que o felino fique um pouco irritável e agressivo quando sentir dor. Só o médico veterinário vai poder receitar uma medicação específica para reduzir a dor. A artrite é mais frequente nos cotovelos e no quadril. Se ele sofre de sobrepeso, esta condição pode ser agravada.

Mais um problema que é muito comum entre os bichanos é problema dental. Por mais que as mudanças periodontais comecem a partir dos dois anos, elas se acentuam quando o felino passa dos 8 ou 9 anos de idade. Eles não costumam demonstrar dor até que o problema esteja muito agudo.

Mas é necessária atenção redobrada para que as infecções nas gengivas e na boca não causem outras complicações, como abscessos na raiz dos dentes, infecções nasais, fratura de queixo, etc. Uma boa maneira de nos darmos conta de que o nosso bichano sofre de uma doença dental é através do hálito. A limpeza oral do animal é importantíssima em qualquer etapa de sua vida, para prevenir este tipo de problema.

O tempo passa e a audição dos gatos vai diminuindo. Mas como vou saber se meu bicho passa por isso? Através da mudança de seu comportamento, como por exemplo ele irá ignorar certos sons que antes o faziam entrar em movimento ou nem sequer olhar para você quando o chamar. A dica aqui é muita paciência e o ensine a identificar seus gestos.

É muito comum que, a partir de certa idade, os gatos defequem e urinem em qualquer lugar, e não mais na caixa de areia, como faziam anteriormente. Esta mudança de comportamento pode ser devido a vários fatores, como por exemplo uma infecção ou uma doença urinária ou intestinal. Os gatos adultos estão mais propensos de vir a sofrer de algumas destas doenças: Colite, Doença inflamatória intestinal e Insuficiência renal ou hepática.

Acima de tudo, tenha paciência e muito amor pelos seus bichinhos de estimação. Para saber mais novidades e dicas, continue acompanhando nosso blog.

Curiosidade:
No dia 17 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Gato. A data foi escolhida por uma organização italiana de defesa dos animais. A ideia é defender os felinos de perseguições e promover adoções. O tema da campanha foi “Todos juntos contra a superstição”. Além dessa data, outras também celebram a existência do gato: o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; o Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro; o Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro, entre outros.

Para saber mais novidades e dicas, continue acompanhando nosso blog.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856