Sangue oculto nas fezes. Por que?

Quando há suspeita de hemorragia no trato gastrointestinal, é importante demonstrar a presença de sangue ou sangue alterado nas fezes. Sangue vivo é fácil de ser reconhecido quando o sangramento é na porção final do intestino, mas sangramento no estômago e no intestino delgado será digerido e aparece nas fezes com coloração enegrecida (melena) ou nem mesmo aparece em casos brandos.

A pesquisa de sangue oculto nas fezes é útil para a identificação de lesões do tubo gastrointestinal que cursam sem sangramento.

As causas mais comuns são sangramento oriundos de úlceras gástricas e duodenais, gastrite, ulcerações medicamentosas da mucosa gastrointestinal (aspirina, antinflamatórios), neoplasias gástricas ou de cólon, diverticulite, colites, algumas parasitoses, hemorragias de boca ou de trato respiratório superior deglutidas.

Ressalta-se a possibilidade de resultados falso-positivos devido á hemoglobina presente na carne da dieta ou da ingestão de sangue resultante de pacientes que ficam lambendo feridas, ou engolindo sangue oriundos de sangramento nasal, bucal e vaginal. Alimentos ricos em peroxidase poderão também gerar resultados falso-positivos. Resultados falso-negativos ocorrerão quando do uso de Vitamina C e agentes antioxidantes.

Uma pequena quantidade de sangue é fisiologicamente perdida pelo tubo digestivo, em torno de 2,0 a 2,5 mL/dia. Os métodos de investigação têm sensibilidade para identificar apenas valores acima de 5 mL.

Para realizar adequadamente o exame, o paciente deverá manter a dieta por 3 dias consecutivos. A dieta deverá ser isenta de carne e derivados, que possam conter hemoglobina. Deve-se evitar o excesso de clorofila (vegetais verdes) e suspender o uso de medicamentos que contenham ferro ou cobre, assim como aspirina e antiinflamatórios.

EXAME: SANGUE OCULTO

MATERIAL: Fezes

MÉTODO: Detecção de peroxidase eritrocitária

RESULTADO: Positivo / Negativo

VOLUME RECOMENDÁVEL: 10 gramas

QUESTIONÁRIO: informar tratamentos utilizados e dieta dos últimos 03 dias

ENVIO DE AMOSTRAS: em temperatura ambiente (15 a 30C)

TEMPO DE EXECUÇÃO: 06 HORAS

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856