Pulgas podem causar doenças?
Pulgas podem causar doenças?

Pulgas podem causar doenças?

 As pulgas são pequenos insetos, quase imperceptíveis, medindo de 1 a 8,5mm. Sem asas, eles vivem como parasitas externos de animais silvestres, domésticos e até do homem, se alimentando do sangue do hospedeiro. Muitos tutores podem desconhecer, mas as pulgas podem causar muito mais que coceira em seu bichinho. Conheça as doenças:

Dermatite alérgica (DAAP) - uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal desencadeando uma coceira muito intensa. Queda de pelos, feridas, descamação e mal cheiro são sinais clínicos que podem piorar e levar a  uma infecção na pele.

Verminoses - a pulga pode transmitir também vermes. O mais comum é o Dipylidium caninum, que causa diarreia. Os vermes se parecem com grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou pelos, próximos à região anal do animal. Atenção! Em grandes quantidades, o verme pode causar convulsões.

Anemia - por se alimentar do sangue do seu hospedeiro, a pulga se ficar por um longo período e com uma grande infestação, poderá causar um quadro anêmico. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia leva o animal a um estado letárgico e inapetente.

Estresse - A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar, perca peso e ficar MUITO irritado. Aqueles que são cardíacos ou tem alterações na coluna, como calcificações ou “bico de papagaio”, podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar.

Continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas e novidades que facilitam o seu dia-a-dia do seu bichinho.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856