PRP – Plasma Rico em Plaquetas: técnica moderna e um recurso extra para seu paciente

O uso de Plasma Rico em Plaquetas, ou simplesmente, PRP, ganhou ainda mais notoriedade com a última lesão de futebol Neymar, que optou por usar o tratamento ao invés de se submeter novamente a uma cirurgia. Os animais também podem ser beneficiados com tal procedimento, especialmente aqueles que passarão por processos cirúrgicos complexos, enxertos ou tem problemas na cicatrização.

O plasma, depois de separado pelo PRP, será injetado no local atingido com o objetivo de regenerar de forma mais rápida lesões

Os processos para a utilização do PRP são semelhantes. É retirado sangue venoso do próprio paciente. Essa amostra é manipulada para separar o plasma, que será injetado no local atingido com o objetivo de regenerar de forma mais rápida lesões em tecidos musculares, cartilagens e tendões.

O Santé Laboratório Veterinário já usa esse recurso desde 2012, quando foi desenvolvido o protocolo a partir de sangue coletado por punção jugular em três cães adultos, pesando em média 20kg.

Com o uso do PRP os tecidos musculares, as cartilagens e os tendões se regeneram com mais facilidade

Atenção à metodologia usada para o PRP
Material a ser enviado: Sangue em Tubo contendo Citrato ou ACD. O material deverá ser solicitado ao laboratório 24 horas antes da coleta.

Volume: 10 x o volume a ser utilizado. ( Exemplo: Se é necessário 1 ml de PRP para associar ao enxerto a ser realizado, deverá ser coletado 10 ml de sangue em tubo com citrato. Ao PRP já vai adicionada a trombina autóloga, favorecendo o processo de ação do PRP.

Prazo: Ao coletar o material antes da cirurgia, o mesmo deverá ser encaminhado ao laboratório, pelo proprietário ou pelo auxiliar da clínica, refrigerado, e este aguardará o procedimento que dura 1 hora. O material será encaminhado para a clínica pelo próprio mensageiro para ser aplicado no momento da cirurgia.

Horário de atendimento para produção de PRP: 10h às 17h.