PRP – Plasma Rico em Plaquetas: um recurso para seu paciente

Prezado (a) Colega,

A partir de 15 de agosto do corrente, estaremos oferecendo PRP (Plasma Rico em Plaquetas), no intuito de favorecer processos cirúrgicos complexos, enxertos e processos de cicatrização complicados.

Material a ser enviado: Sangue em Tubo contendo Citrato ou ACD. O material deverá ser solicitado ao laboratório 24 horas antes da coleta.

Volume: 10 x o volume a ser utilizado. ( Exemplo: Se é necessário 1 ml de PRP para associar ao enxerto a ser realizado, deverá ser coletado 10 ml de sangue em tubo com citrato. Ao PRP já vai adicionada a trombina autóloga, favorecendo o processo de ação do PRP.

Prazo: Ao coletar o material antes da cirurgia, o mesmo deverá ser encaminhado ao laboratório, pelo proprietário ou pelo auxiliar da clínica, refrigerado, e este aguardará o procedimento que dura 1 hora. O material será encaminhado para a clínica pelo próprio mensageiro para ser aplicado no momento da cirurgia.

Horário de atendimento para produção de PRP: 10h00 às 17h00.

Qualquer dúvida, estamos à disposição para assessoria técnica e sugestões.

Cordialmente,

Equipe Santé

Plasma rico em plaquetas para reparação de falhas ósseas em cães. – Autores: BARBOSA, Anna Laeticia Trindade et al

RESUMO:

As plaquetas chegam rapidamente ao local da ferida e liberam múltiplos fatores de crescimento (FC) e citocinas que contribuem para a reparação óssea e aumentam a vascularização local. O Plasma Rico em Plaquetas (PRP) concentra as plaquetas e os FC liberados por elas, aceleram a formação óssea e melhora a qualidade do trabeculado. Este trabalho apresenta um protocolo para confecção de PRP e demonstra alguns aspectos da sua utilização na reparação óssea de cães. O protocolo foi desenvolvido a partir de sangue coletado por punção jugular em três cães adultos, pesando em média 20kg. Para avaliação da aplicação clínica e dos aspectos da reparação óssea, foram criadas duas falhas mediais no terço proximal de cada tíbia. Assim, a falha 1 não foi preenchida, constituindo o controle, a falha 2 foi preenchida com 3mg de enxerto ósseo autógeno da crista da tíbia, a falha 3 com gel de plaquetas (PRP) e falha a número 4 com a associação PRP e 3mg de enxerto ósseo autógeno. O protocolo laboratorial proposto mostrou-se de fácil execução e de baixo custo e possibilitou a concentração adequada de plaquetas no PRP final, cujo número foi dependente da contagem inicial no sangue total de cada animal. A comparação da radiopacidade na região da falha, em todos os tratamentos, e ao longo do tempo demonstrou que o PRP associado ao enxerto determinou maior precocidade e uniformidade de radiopacidade, quando comparado à falha preenchida pelo PRP e ao enxerto usados isoladamente, e sendo que ambos determinam melhores resultados de preenchimento que a falha mantida sem tratamento.

Utilização do plasma rico em plaquetas (PRP) autólogo em enxertos cutâneos em coelhos – Autores: Fabiel S. Vendramin, Diogo Franco, Ragnar Franco Schamall, Talita Romero Franco

RESUMO:

Introdução: A boa integração de enxertos é fundamental em diversas cirurgias plásticas e o plasma rico em plaquetas (PRP), que é um produto utilizado para estimular a cicatrização, pode ajudar nesta integração. Objetivo: Nesse estudo, objetivou-se determinar a melhor forma de aplicar o produto nas cirurgias de enxerto cutâneo e avaliar seus resultados. Método: Realizaram-se estudos histológicos em enxertos de pele com PRP na forma líquida, com gel de PRP e sem PRP, em coelhos, avaliando-se a integração dos enxertos, intensidade de colagenização e de resposta inflamatória e a quantificação de fibroblastos e macrófagos. Resultados: Houve aumento de 31,6% de fibroblastos (p = 0,045) e de 57% de macrófagos (p = 0,046) e maior produção de colágeno e resposta inflamatória com a utilização do PRP. Os enxertos que utilizaram o PRP na forma líquida demonstraram melhores resultados que os demais grupos. Conclusão: O PRP melhora a cicatrização dos enxertos cutâneos e sua utilização na forma líquida, injetado sob a ferida, é mais fácil e obteve melhores resultados que na forma gel.