Seu pet NÃO pode comer chocolate!
Seu pet NÃO pode comer chocolate!

Seu pet NÃO pode comer chocolate!

Chegou a época do ano que o chocolate toma conta da casa, do trabalho, das conversas, enfim, de tudo. Mas nossos bichinhos não podem, em hipótese alguma, comer essa delícia. Então muito cuidado ao guardar ou deixar os ovos de Páscoa em cima de cama, sofá ou na mesa.

 

via GIPHY

 

É preciso lembrar que informar que o chocolate é constituído por carboidratos, lipídios, aminas biogênicas, neuropeptídeos e metilxantinas, que são teobromina e cafeína. E justamente as metilxantinas que são as maiores causadoras de intoxicação em cães.

Mas como saber quanto de metilxantinas tem o chocolate? Simples, quanto mais escuro, puro e concentrado, for o chocolate, mais teobromina possui, logo maior o risco de intoxicação. Assim sendo o chocolate amargo oferece maior risco de intoxicação, já que é composto por 1,35% de teobromina. No chocolate branco esse teor gira em torno de 0,005%, mas isso não quer dizer que você pode oferecer chocolate ao seu amigão.

O tamanho do cachorro tem relação direta com a intoxicação. Normalmente é mais comum acontecer em animais de pequeno porte, já que há maior quantidade de chocolate em relação ao seu peso corporal. Mas também é comum acontecer em jovens e filhotes, pois a curiosidade natural está mais aguçada.

Nunca dê chocolate ao seu cachorro

Vale informar que as quantidades tóxicas não necessariamente precisam ser ingeridas de uma única vez. A teobromina pode permanecer no organismo por até seis dias, logo doses repetidas em dias sucessivos também podem levar à intoxicação.

Você pode observar que há algo de errado quando o cachorro apresenta vômito, diarréia, está bebendo mais água que o normal e por consequência urina mais, náuseas e arritmias cardíacas. Além disso, os cachorros podem apresentar incontinência urinária, aumento da temperatura corpórea e em casos mais graves coma e morte. Podem acontecer episódios de hemorragia intestinal em alguns casos normalmente entre 12 e 24 horas após a ingestão.

Ao perceber que seu cachorro ingeriu chocolate, leve-o imediatamente ao médico veterinário para análise clínica e eventuais procedimentos. Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades e notícias do mundo pet.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856