Perguntas freqüentes e dúvidas importantes a respeito do Teste para detecção do vírus da Cinomose (CDV)

1) Podem ser utilizadas amostras de sangue total,soro ou plasma para a detecção do CDV?

O kit pode detectar CDV na conjuntiva ,urina,sangue total, soro,plasma e até nas fezes  se o cão infectado estiver  em condições  de viremia (presença de partículas do vírus no sangue). Entretanto, amostras de conjuntiva apresentam concentrações maiores do vírus canino da cinomose, quando comparadas com outras (tabela abaixo), além de ser mais práticas e fáceis de serem coletadas  do que as amostras de sangue. Por esta razão, recomenda-se que seja utilizada amostra de conjuntiva.

AMOSTRA Concentração vírus Período excreção Praticidade
conjuntiva(células epiteliais) +++++ +++++ +++++
Secreção ocular ++ +++ +++++
Urina ++++ +++ ++
Células epiteliais cavidade oral +++ +++++ ++++
Saliva ++ ++ ++++
Células epiteliais cavidade nasal ++++ +++++ ++
Descarga nasal ++ ++ ++++
Sangue ++++++ ++ ++++

 

2) Quando o vírus da Cimonose pode ser detectado após a infecção?

Geralmente pode-se detectar o vírus após o contágio num prazo de 3 dias (quando ocorre viremia) em amostras de sangue,soro ou plasma e 3 a 6 dias em amostras secreções oculares (quando ocorre multiplicação dentro das células).Sendo o período de incubação para o início dos sinais clínicos da cinomose aguda de 14 a 18 dias provavelmente o animal que chegar a clínica com sintomas de cimonose terá uma titulação alta do vírus nas secreções recomendadas para o teste.

 

3) A vacinação influencia o resultado? Se sim,quanto tempo após a vacinação o teste pode ser feito? Se não,é devido à diferença entre as cepas ou a outra metodologia?

Existem casos que mostra que o teste não é influenciado pela vacina DHPPL de 1 a 14 dia após a vacinação devido a baixa titulação do vírus na vacina (concentração do vírus da cinomose:10 EID50/dose).Nos casos de vacinas que utilizam vírus vivos modificado não ocorre uma disseminação do tecido linfóide até as células epiteliais,não sendo assim detectados pelo teste.Alguns testes de PCR podem detectar o vírus da vacina.

 

4) O teste pode detectar todas as cepas do vírus canino da cinomose?

O teste detecta o vírus canino da cinomose através da proteína F do envelope que é a proteína comum entre todos os tipos do vírus canino da cinomose. Devido a isto todas as cepas do vírus canino da cinomose podem ser detectadas.

 

5) É possível que o vírus canino da cinomose,em outros países,seja diferente do utilizado no kit?

Não. Isso não é possível. O teste utiliza o epitopo antigênico comum (proteína F do envelope) para detecção do vírus canino da cinomose. Hipoteticamente, ainda que a cepa do vírus seja diferente em cada país,o kit pode detecta-lá.

 

6) Em qual estágio da doença obteve-se a maioria dos resultados positivos?

a)Recentemente infectado,com sintomas clínicos inespecíficos.

b)Com sintomas clínicos específicos para a cinomose

c)Cronicamente doente

Resp.:letra b)

 

7) O teste pode ser utilizado para diagnóstico pós-morte?Qual a melhor amostra nestes casos?

O teste pode ser utilizado em amostras coletadas  de 2 a 3 dias após a morte do animal.Todas as amostras podem ser utilizadas,mas para um melhor resultado recomenda-se que seja utilizada amostra da conjuntiva.

 

8) Tenho animais na minha clínica apresentando sintomas clássicos da cinomose e o teste deu negativo em amostras de soro.O que pode esta acontecendo?

Amostras de soro podem apresentar um resultado falso-negativo devido à neutralização do vírus pelos anticorpos no sangue. Nestes casos recomendamos que seja utilizada amostra de conjuntiva (células epiteliais).

 

9) Outros procedimentos de diagnóstico quando há suspeita de CDV, mas o resultado do kit é negativo.

1.Usar amostras frescas (esfregaço da conjuntiva) não incluindo uma efusão do olho.

2.No caso de amostras de sangue:Usar amostras de soro(2 a 3 gotas-80 icrolitros). Adicionar a amostra de soro dentro do tampão de extração e pingar 4 gotas da amostra + tampão de extração no orifício do cassete.

3.No caso de convulsão aguda sem nenhum sintoma de cinomose infecta. O kit poderá apresentar resultado não reagente em amostra de esfregaço da conjuntiva,e 2 a 3 dias após apresentar resultado reagente num novo teste.Isso acontece porque o vírus canino da cinomose infecta primeiro o cérebro e depois se move para as célula epitelial através do fluido cérebro espinhal.

4.Como um resumo,no casso de convulsão aguda,utilizar o Anigen  Rapid CDV Ag Test kit 2 a 3 dia após a primeira crise convulsiva utilizando a amostra da conjuntiva (célula epitelial) e amostra do fluido cérebro espinhal.

5.No caso de convulsão crônica(convulsão após sintomas típicos da cinomose ou convulsão em 2 a 3 meses após a recuperação),o vírus da cinomose deverá ter desaparecido das células epiteliais.nestes casos recomendamos utilizar o Anigen Rapid CDV Ag test kit em amostras de fluido cérebro espinhal.

6.Há existência de casos,com sintomas clínicos da cinomose,que após algum período de tempo dão resultado não reagente no teste.Isto porque anticorpos podem neutralizar o vírus e este “desaparecer” do sangue.Então,os sinais clínicos indicam presença da cinomose ,mas Anigen Rapid CDV Ag test kit apresenta resultado não reagente(principalmente em amostras de soro).Nestes casos o teste poderá ser repetido em amostra de conjuntiva (células epiteliais)onde ocorre uma menor interferência pelos anticorpos. Cabe ao Médico Veterinário também considerar o cão como um paciente com cinomose e continuar o tratamento.

O Anigen Rapid CDV Ag Test kit detecta o vírus canino da cinomose nas células epiteliais.A cinomose é uma doença crônica e apresenta complicação celular e imunidade humoral.Por estas razões,recomenda-se que o veterinário faça o diagnóstico da cinomose através do Anigen Rapid CDV Ag Test kit e pelos sinais clínicos.Recomenda-se também um teste diferencial entre CDV e adenovírus.

 

10)Problemas de mau funcionamento:não aparece linha controle após o teste.

Esse fenômeno ocorre quando a solução(amostra + tampão diluente)é colocada muito rapidamente no orifício do teste.O tampão deve ser pingado de maneira precisa porque o volume repentino ou abundante de solução promoveria uma migração para frente da membrana.Neste caso,as linhas C e T aparecem em forma de (S)ou não aparecem ou são fracas.Concluindo,4gotas da amostra +diluente devem ser adicionadas VAGAROSAMENTE,gota por gota.

 

PARVOVIROSE  AG TEST BIOEASY

1)Patogenia e Sinais Clínicos da Parvovirose Canina

após infecção:                          (semana)                          1                                2
(Dia)      0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16
timo (1 dia)
Linfodonos,Baço (2-3 dias)
Vomito(2-4 dias)
Viremia(3-4 dias
Intestino Delgado(3-4dias)
Leucopenia(3-6 dias)
Invasão das células do epitelio intestinal(5-10 dias)
Aparecimento de sintomas graves (5 dias)
Detecção de anticorpos no sangue(7-8 dias)
Tratamento anti soro(antes de 4 dias)
excreção viral nas fezes(3 dias)
Alta titulação de vírus nas fezes(4-7 dias)
Diminuição titulação de vírus(7d dias)
Período de excreção de vírus(3 semanas)

 

2) Pode-se utilizar amostras de sangue total,soro ou plasma para detecção do parvovírus canino?

Sim,Parvovírus canino pode ser detectado em amostras de plasma ou soro em condições de viremia(presença de partículas virais no sangue).Porém,amostras de fezes geralmente possuem uma titulação maior do parvovírus sendo também mais fáceis e convenientes de se coletar do que o sangue. Por estas razões recomendamos utilizar amostras de fezes frescas para realização do teste.

 

3) Quando o Ag do parvovírus pode ser detectado após a infecção?

Geralmente,após o contato inicial,ocorrerá eliminação de vírus nas fezes em 3 dias e no sangue(viremia)em 6 dias,significando que o produto pode detectar o vírus dentro de 3 dias nas fezes e 6 dias nas amostras de sangue.È valido lembrar que os sinais clínicos aparecem dentro de 4 a 7 dias após o início da infecção.

 

4) Anigen Rapid CPV Ag Test kit pode detectar CPV,CPV2a e CPV2b,isso é verdade?Como Anigem Rapid CPV Ag Test kit pode detectá-los?

Sim,é verdade,Anigen Rapid CPV Ag Test kit também detecta CPV,CPV2ae CPV2b.Existem dois subtipos de CPV.O CPV subtipo 1 que nçao é patogênico  e o subtipo 2 que é patogênico.O CPV mais comumente encontrado é do subtipo 2.Existem 3 tipos  do subtipo 2(CPV,CPVa,CPV2b).Anigen Rapid CPV Ag Test kit utiliza anticorpos monoclanais contra o subtipo mais comum(CPV2),porém ele pode detectar os outros subtipos do CPV porque o epitopo antigênico,presente no ANIGEN Rapid CPV Ag Test kit,écomum entre eles.

 

5) E sobre a detecção do vírus contido na vacina?

O parvovírus canino vivo utilizado nas vacinas DHPPL,na maioria das vezez ,não é eliminado nas fezes.Entretanto.algumas vacinas promovem esta liberação.Nestes casos,o Anugen Rapid CPV Ag test kit é capaz de detectar o parvovírus canino vivo nas fezes com coloração fraca na linha T(cerca de 1/3 da densidade da coloração comparada a linha C)de 3 a 5 dias após a vacinação.

 

6) Qual é a principal aplicação do Anigen Rapid CPV Ag Test kit?

Diarréia hemorrágica é causada por agentes contagiosos(parvovírus canino,corona vírus canino,Ascaris,Criptosporidium,etc),distúrbios mecânicos,alimentares,etc.Anigen Rapid CPV Ag Test kit deve ser utilizado em clínicas e hospitais veterinários para ajudar o Médico Veterinário no diagnóstico diferencial auxiliando a escolha do melhor tratamento e do prognóstico.

 

7) Para coletar as amostras para o teste do atígeno CPV, as amostras de fezes devem incluir esfregaço da parede retal  ou não ?Somente as fezes da parte inferior são suficientes

Não é necessário esfregar a parede retal.O CPV se propaga nas células da cripta inferior do intestino delgado,e está presente nas fezes em grande quantidade.

 

8) As amostras coletadas por esfregaço retal após a diarréia dos filhotes são válidas ou não?

Geralmente,a diarréia aquosa “lava” o parvovírus do trato intestinal(reto) o que poderia levar a um resultado falso negativo.Recomenda-se esperar 30 minutos antes de coletar as fezes por esfregaço ou coletar as fezes da gaiola ou canil.

 

9) Existem 3 casos de resultados falsos negativos aqui.

Eles foram confirmados como CPV baseado nos exames pós-mortem. Porém,os kits apresentaram um resultado não reagente.Pensa-se que o coronacírus canino sozinho também infecta o cão e os sinais clínicos da infecção pó CCV são muito similares a infecção por CPV assim como na necrópsia .Então,os cães podem estar infectados com CCV ou outros agentes(Ascris,Giaárdia, CDV,assim por diante).Pensa-se que seja impossível fazer o diagnóstico diferencial no exame das lesões após a morte É necessário fazer a detecção do antígeno CCV com o kit,PCR ou outros métodos diagnósticos.

 

10) As amostras podem ser estocadas após a coleta, antes da realização do teste?

As condições para estocagem das amostras por cerca de 1 ano a-20ºC, e por 2-3 anos a 80ºC.As amostras de fezes são estáveis para CPV Ag durante 12 horas a temperatura ambiente e por48 horas de 2-8ºC.

 

11) Problemas de mau funcionamento:não aparece linha controle após o teste.

Esse fenômeno ocorre quando a solução(amostra + tampão diluente)é colocada muito rapidamente no orifício do teste.O tampão deve.pingado de maneira precisa porque o volume repentino ou abundante de solução promoveria uma para frente da membrana.Neste caso,as linhas C e T aparecem em forma de (S) ou não aparecem ou são fracas.Concluindo,as 4 gotas da amostra  + diluente devem ser adicionadas VAGAROSAMENTE,gota por gota.

30 Comentários

  1. alexandre ribeiro de souza disse:

    minha cachorra nao consta cinomosi no exame sange mas todos os sintomas clinicos e neuros apareceram , vet disse q ela foi contaminada e o viros nao esta ativo o q fazer pra evitar ele manifestar d novo

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Alexandre,

      inicialmente, obrigada pelo seu contato.

      Com relação ao seu animalzinho, é necessário além do exame clínico e histórico do animal, saber ao certo qual tipo de exame foi realizado:

      – Em função da sensibilidade e especificidade do teste podemos ter falsos-positivos e falsos-negativos;

      – O que o teste faz detecção é fundamental: antígeno ou anticorpo?

      – Qual tipo de amostra (para cada sintoma, recomenda-se um tipo de amostra considerada “ouro”) foi utilizada: swab de conjuntiva, soro ou líquor?

      Tudo isso interfere na confirmação da doença através dos exames laboratoriais.

      Entretanto, a clínica é sempre soberana. O diagnóstico laboratorial é ferramenta de apoio ao clínico, ok?

      Desta forma, pelo que você relata, seu animal teve realmente cinomose, apresentando os sinais neurológicos da patologia.

      O tratamento de suporte deve ter sido realizado e o animal possivelmente não irá apresentar os sintomas da doença.

      É fundamental que seu animalzinho faça consultas regulares com o veterinário e mantenha as vacinas e vermífugo em dia, ok?

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço.

      Gláucia Dias

  2. Ana Carolina Costa disse:

    Bom dia. No dia 03/03/15 meu cachorro fez um exame com Soro sanguíneo e método Imunocromatografia e o resultado deu fracamente positivo. Tomou 4 doses de soroglobulin. No dia 14/03 ele refez o teste, porém com amostra de sangue EDTA e pelo método PCR e deu negativo. Nao sei de histórico de vacina dele, pois ele foi resgatado. Hoje no dia 26/03 ele amanheceu com muita secreção no olho e li que é um dos sintomas de cinomose. É possivel que o teste por PCR possa ter dado um falso-negativo?

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Ana Carolina,

      obrigada pelo contato!

      Primeiramente, gostaria de saber se os exames foram realizados aqui no Santé!

      Isto porque é importante saber se o primeiro ensaio imunocromatográfico realizado, que deu fraco-positivo, era para pesquisa de antígeno ou de anticorpos.

      Após esta informação, poderei lhe informar melhor sobre o PCR, pois poderá ser falso-positivo ou realmente negativo!

      Lembrando que raros são os testes 100% sensível ou 100% específico.

      Pode entrar em contato conosco através dos telefones: (61) 3345-8333 ou (61) 3346-8333.

      Grande abraço.

      Equipe Santé

  3. erica alves disse:

    meu cacchorro fez um exame de cinomose deu positivo fazia 15 dias que ele tinha sido vacinado ele nao tem sintomas nenhum como pode ta com essa doença sem nao ter sintomas algum

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Érica,

      primeiramente, obrigada pelo contato.

      Com relação ao seu animalzinho, alguns pontos precisam ser levantados para que possamos auxiliá-la.

      a) o exame de cinomose foi realizado por qual metodologia?

      Existem testes que detectam anticorpos e testes que detectam o antígeno. O tipo de exame que foi realizado (técnica e tipo de detecção) é fundamental para que possamos responder sua dúvida.

      b) o paciente não apresenta sintomas.

      É importante salientar que cada organismo reage de uma maneira. Alguns animais são mais resistentes à determinadas patologias. A cinomose pode se apresentar de modos diferentes, desde uma leve diarreia até um quadro neurológico mais evidente. Entretanto a clínica é soberana. Somente o Médico Veterinário é capaz de avaliar a clínica do seu animalzinho.

      Parabéns por cuidar tão bem de seu novo amigo!

      Busque sempre auxílio profissional, do Médico Veterinário. Ele será sempre seu parceiro!!!

      Grande abraço.

      Equipe Santé Lab

  4. Ronan disse:

    Vacinei aos 30 dias um filhote com a Vacina Pupy da Novibac. Pedi pra fazer um teste contra corona e parvo cerca de 16 dias após.
    No Kit teste apareceu uma linha bem fraca no T. A vacina aplicada pode interferir?
    O filhote esta absolutamente saudável.

  5. Priscila Correa disse:

    Olá, resgatei um cão da rua com cerca de 1 ano de idade e ao levar no veterinário foi diagnosticado com a doença do carrapato pelo exame de sangue (anemia e baixa plaquetária), aumento do baço e sintomas como apatia e falta de apetite. Uma semana após, apareceram sintomas como tosse, pouca secreção ocular, muita apatia e falta de apetite. Não teve febre. Foi realizado o teste com o kit pela secreção ocular e o resultado foi positivo. O cão está internado há 8 dias e após tratamento para estes sintomas está estável e sem evolução da doença. Está ativo, comendo bem, pouca tosse e quase nada de secreção. Poderia ter ocorrido um erro no resultado do kit?Deve ser feito um outro exame complementar para confirmar a doença (PCR ou sorologia)? Estou em dúvida e confusa, devido ao diagnóstico das duas doenças.Obrigada.

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Priscila,

      em função do histórico que você mencionou, possivelmente o paciente apresentava as duas patologias concomitantes.

      Acredito que o trabalho realizado pelo Clínico Veterinário foi fundamental para sucesso e regressão do quadro.

      Como você disse, ele não apresenta mais os sintomas e está clinicamente bem.

      Um exame secundário poderia confirmar as duas patologias (PCR apenas em situação em que o antígeno ainda está presente e circulante), mas acredito não ser necessário.

      Parabéns para o colega pois, animais resgatados normalmente apresentam histórico de maus tratos, ausência de vacinas e vermifigação e quando acometidos por patologias como estas, normalmente o prognóstico tende a ser não-favorável!!!

      Sucesso com este novo companheiro!!!!!

  6. Ana Paula disse:

    Tenho um pinscher com todos os sintomas da cinomose, só que não foi feito nenhum tipo de exame, mas a médica diagnosticou a cinomose iniciamos o tratamento e meu cachorrinho apresentou leve melhora. Quero saber se ele vai voltar a ter força nas patinhas traseiras e se ele corre o risco de ser contaminado novamente. Ah ele tem febre e só come se eu colocar na boca dele. Desde já agradeço.!

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Ana Paula,

      obrigada pelo contato.

      Ficamos felizes ao saber que seu animalzinho já apresenta melhora.

      Importante ressaltar que os testes laboratoriais são importantes entretanto a clínica é soberana.

      Tenha certeza que tudo correrá bem pois, pelo que entendi, ele está sendo bem assistido profissionalmente.

      E a complementação do tratamento é a sua atenção e carinho dispensados.

      Grande abraço.

      Equipe Santé Lab

      • Ana Paula disse:

        Olá voltei aqui pra dizer que deu tudo certo, o meu pinscher de nome PINGO, já está bem e livre dessa doença, peço as pessoas que se encontram com seu animalzinho com a Cinomose, para que não desistam deles pq eles precisam muito da sua atenção, lembrando sempre que a melhor forma de prevenção é vacina-los contra a doença. Agradeço tb a equipe do Santé pelo o espaço cedido, e as dúvidas esclarecidas, o blog está de parabéns!!!

        • Ingrid disse:

          Boa noite, tenho um cachorro da mesma raça que o seu e a doença está em fase inicial, porém levei a uma clínica veterinária de péssima qualidade que me informou que era melhor eu desistir pois não tinha cura. Por favor me ajude? De onde você é? Em qual veterinário você levou ? Por gentileza entre em contato comigo

  7. Monara Oliveira disse:

    Na quinta agora, dia 13/08 meu cachorro de 2 anos e 8 meses começou a tossir a noite, e notei um pouco de remela em seu olho, mas que o normal, limpei e no dia seguinte, sexta,14/08 assim que amanheceu, o levei ao veterinário. Estava tossindo, mas seu olho não havia revelado mais. O médico o diagnosticou com Bronquite, passou os medicamentos e disse que qualquer coisa retornasse na clínica.
    Acontece que, ao voltar pra casa e da os remédios na noite, ele vomitou o xarope e a carne que havia usado para embrulhar o comprido. Daí ontem dia 15/08, voltei no médico, pois, ele não ficaria bom se continuasse vomitar os remédios. Meu bebê, foi atendido por outro médico da clínica, pois, o seu si chegaria as 15h da tarde. Ele entrou em contato com o médico que havia atendido meu cachorro primeiro, para saber do histórico. Na hora, o médico sugeriu o teste de Cinomose, passou a cotonete no olho do meu bebê Bob, aplicou os antibióticos que ele não tava ingerindo. De repente, o médico me fala, ELE TÁ COM CINOMOSE! Havia aparecido duas listras no teste. Fiquei e estado de choque na hora, não tava acreditando que aquilo estava acontecendo.Pegou a doença mesmo sendo vacinado, tomou última dose agora em abril, e mais a importada. Cai no choro, pois, a havia lido sobre a doença, de ontem pra hoje, pesquisei muito, pois, sei que a mortalidade é alta. Bob já tomou anticorpos ontem, retornará amanhã, dia 17/08. Já estou orando para da tudo certo e já iniciei a luta. Ontem, perguntei ao médico se o teste não podia tá errado, ele disse que não, que era muito preciso.
    Daí pergunto, esse teste do olho, tem alguma porcentagem de eerro ? E também queria saber se é indicado iniciar fisioterapia, antes de apresentar perda da coordenação motora, para prevenir, ou se só é feita, quando o animal perde os movimentos.

  8. maria rosangela martins disse:

    Olá me ajudem, tenho york com 2 meses e apresentou vômitos, diarréia..levei ao vet e fizemos tratamento para gastrointerite porém hoje ele amanheceu dando várias convulsões. Foi feito hemogramas e não consta nenhuma alteração, mas o vet afirma cinomose e ja começamos o tratamento. Ele tem chance de cura?

  9. maria rosangela martins disse:

    ainda sobre meu york de 2 meses…é possível ter surtos de melhoras como se estivesse tudo bem? pq ele saiu de casa quase morto, convulsionando e com olhos duros ..tomei 3 injeções e esta la em casa animadinho..andando..é possível?

  10. José Wagner Maia disse:

    Boa tarde,

    Antes de tudo parabéns pelo profissionalismo.

    Tenho uma Schnauzer de 3 meses e 13 dias que tomou as seguintes vacinas:

    Duramune Max5 CcK /4L – Com 47 dias
    Recombitek – C6/CV – 20 dias depois
    Recombitek – C6/CV – 21 dias depois

    Vou aplicar uma 4ª dose – 29 dias depois da terceira.

    Quero fazer o exame de titulação de anticorpos (para parvovirose e cinomose ) apos a quarta dose:

    Gostaria de saber:

    1) Quanto tempo depois da 4ª dose posso fazer esse exame ?
    2) Esse exame, IgG , vai dizer a quantidade de anticorpos (indicando que a vacina o tornou completamente imune, parcialmente ou não teve efeito) ou se apenas existem anticorpos presentes.
    3) Moro em Fortaleza: como posso enviar o sangue do animal para que possam fazer o exame. Existe convênio com algum laboratório aqui em Fortaleza?

    Muito obrigado pela atenção, continuem com esse magnífico trabalho.

    José Wagner Maia
    Fortaleza-Ceará.

    • Santé Laboratório disse:

      Olá José Wagner,

      obrigada pelo contato! Ficamos muito felizes em saber que estamos desempenhando um trabalho com qualidade e que atende a vocês, proprietários!

      Com relação ao seu animal,parabéns pelo excelente manejo sanitário que está realizando!

      Sobre o exame de titulação, você poderá estar realizando a partir de 21 dias após a quarta dose.

      O exame vai mensurar a titulação de Ac’s presentes, no momento da coleta.

      Infelizmente não realizamos este exame (titulação de Ac) aqui.

      O que realizamos é o de detecção do Antígeno (agente) para caracterizar a infecção ou não (ele é qualitativo – POSITIVO/NEGATIVO).

      Existem laboratórios que realizam este teste, mas infelizmente não temos um parceiro para indicar.

      Obrigada mais uma vez!

      Sempre que precisar, estamos à disposição!

      Abraços.

      Equipe Santé Lab

  11. Simone Avelino disse:

    Boa tarde,
    Meu cachorro tomava vacina anualmente, não saía de casa e ia apenas ao pet shop de carro para banho e tosa. Dez dias após ser vacinado com a V10, começou a tossir a noite e no dia seguinte já apresentava mioclonia com vocalização. O teste deu positivo pata cinomose. Ele apresentou tosse no domingo e na sexta de madrugada veio a óbito. Já tinha começado o tratamento. Ninguém sabe explicar. O vírus apareceu de forma violenta sem passar por estágios. É possível o virus ter sido ativado no organismo dele por algum problema imunológico?
    Estamos inconsoláveis.

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Simone,

      Sentimos muito pelo ocorrido.

      Depositamos nestas relações muito amor e amizade e dor da perda é realmente imensurável.

      Por favor, entre em contato por telefone, para que possamos tentar auxiliar suas dúvidas relacionadas ao ocorrido.

      Grande abraço,

      Gláucia Dias
      Equipe Santé Lab

  12. Gisele disse:

    Meu Beagle tomou a vacina a 10 dias pra cinomose, e fez por precaução o teste imunocromatografico no sangue e em secreção ocular e deu positivo fraco, porém não apresenta nenhuma clinica . Uma vez q a vacina possui o antígeno atenuado imagino q seja vestígio vacinal. Por quanto tempo o microrganismo pos vacinal pode ser detectado ?

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Gisele,

      Obrigada pelo contato.

      Inicialmente necessitamos saber qual o tipo de teste foi realizado, pois existe no mercado imunocromatografia para detecção de Anticorpo e detecção de Antígeno.

      Caso o teste realizado seja para detecção de Antígeno, há grande possibilidade (verificar sensibilidade do teste e margem – %- de falso-positivo) do resultado POSITIVO (mesmo fraco) ser da presença do vírus.

      Possivelmente seu animal não apresenta a clínica por estar saudável, e/ou por estar no início do processo, e/ou o próprio organismo estar combatendo o agente não permitindo sua manifestação clínica.

      De qualquer forma, avalie e acompanhe, junto com um Médico Veterinário, os próximos dias, ok?

      Grande abraço

      Equipe Santé

  13. Fabiana Bonfante disse:

    Minha cachorra foi detectada com cinomose. Esta em tratamento. Depois de quanto tempo tem que refazer o exame para saber se ela conseguiu se curar?

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Fabiana,

      Obrigada pelo contato.

      O diagnóstico da cinomose é feito através de exame laboratorial associado à clínica, que é soberana.

      Existem vários trabalhos na literatura que afirmam que após a cura clínica, o animal não desenvolve mais a doença clinicamente mas permanece como portador do vírus.

      Cabe ao Médico Veterinário que acompanha o quadro decidir se são necessários exames complementares após a recuperação do animal.

      Existem dois tipos de exames: detecção de anticorpos (resposta imunológica do animal) e detecção do antígeno (patógeno causador da doença).

      Agradecemos o contato.

      Equipe Santé Laboratório

  14. Marina Duarte disse:

    Olá,
    Adotei uma chachorrinha (Pandora), e ao realizar a consulta ara a primeira vacina, foi feito o teste rápido para Cinomose e deu positivo, tratamos por cerca de 40 dias, nos primeiros 30 dias não apresentou sinal clínicmo nenhum, nos ultimos 10 dias apresentou vocalização, perda dos movimentos das patas trazeiras e inconsciência até chegar ao óbito, infelizmente.

    O óbito aconteceu no início de Dezembro de 2016, agora estamos querendo ter outra cachorrinha, já tomamos as seguintes precauções:
    – Jogamos fora tudo que era da Pandora (bichos, roupas, acessórios…)
    – Limpamos o apartamento com água sanitária e posteriormente com amônia
    – a outra cachorrinha (Aurora) já tomou a 1a dose da vacina importada

    Pergunta, é possível ter outro cachorro nesse momento? quais as chances em porcentagem da Aurora pegar essa doença? tem algum lugar, tecido ou situação em que favorece a presença do vírus? Alguma outra recomendação?

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Marina,

      Obrigada pelo contato.

      Ficamos sentidos pelo ocorrido com a pandora e esperamos que você não passe novamente por esta situação. O amor de um animal é realmente maravilhoso!

      Os cuidados que vocês demandaram para higienizar o local foi adequado, mas infelizmente não há garantia de que a Aurora não vá se contaminar.

      A prevenção inicial (cuidados com o local e vacina) foi realizada !!! Entretanto, o vírus, em condições ideais pode ficar no ambiente por até 5 anos.

      Esperamos que dê tudo certo!!!! Que a Aurora traga muita felicidade para a família de vocês !!!!!

      Grande abraço,

      Equipe Santé

  15. Rita Federice disse:

    Olá por favor será que poderia me ajudar?
    Minha cachorrinha tinha quase 15 anos e em outubro de 2015 ela teve uma crise na qual a cabecinha ficou inclinada e sem forças nas patas, levei a uma neurologista e ela disse que ela tinha problemas neurológicos e começamos com o tratamento com prediderm e Gardenal, ela ficou bem, depois de alguns meses ela teve outra crise e teve que tomar novamente o prediderm, o que deu problema no fígado e tratamos tb….enfim ela ficou bem apenas tomando meio gardenal a cada 12 hrs, porém la para o dia 07/07/17 ele teve uma forte diarréia ( estava ah mais ou menos um mês com os olhos com remela amarelo da, porém como ela era cega e sempre ficava com os olhos irritados não achamos que fosse sério e limpavamos e pingavamos colirio que ela já usava) enfim depois de dois dias ela vomitou e não quis mais comer e nem beber água, levei na veterinária dela e fizemos exame de sangue e ultrasson, ela estava com tds sintomas de cinomose, porém a veterinária disse que ela estava com a cretinina em 286 e a uréia em 6.1 e por isso ela não estava respondendo a sons quase e mal ficava em pé, porém tenho dúvidas, infelizmente ela se foi dia 12/07 ….. acha que pode ter sido isso mesmo ou poderia ser cinomose? Antes de adoecer ela já vinha com falta de equilíbrio, ficava paradinha como se olhasse para o nada, mas não vomitou nem teve diarréia, só os olhinhos que estavam inflamados. Por favor me ajude, a veterinária disse que ela ficou assim pelos altos níveis de creatinina e uréia que são tóxicos ao cérebro, mas ainda tenho dúvidas e quero MT ajuda pois vou ganhar um filho no começo do mês que vem e temo a saúde dele.

    • Rita Federice disse:

      *filhote

    • Santé Laboratório disse:

      Olá Rita,

      Obrigada pelo contato. Sentimos muito pela sua perda.

      Inicialmente, nós do Santé Laboratório, acreditamos que a clínica é sempre soberana. A avaliação clínica feita pela Médica Veterinária será sempre soberana aos exames complementares (laboratoriais e de imagem). Desta forma, em função dos achados clínicos feitos por ela, associado aos exames (Cretinina 6,1 e Ureia 286) o quadro é mesmo sugestivo de IRA (Insuficiência Renal Aguda) que poderia estar associado ou não ao quadro viral (Cinomose). É um prognóstico bastante desfavorável, principalmente em função da idade de seu animalzinho (quase 17 anos).

      Com relação à sua gestação, fique bastante tranquila. Não há qualquer possibilidade de transmissão para seu filho (caso de IRA e Cinomose). Aliás, sabemos que nenhum amigo pode ser substituído e cada um tem sua personalidade e característica peculiar!!!! Mas considere em um futuro próximo arrumar um outro “filhote” para seu neném que está a caminho!!!!! Crianças que convivem com animais de estimação são muito mais felizes!!!!!!

      E lembre-se de vacinar e dar uma boa alimentação para ele !!!!!! E claro, muito amor!!!!! Consulte sempre o Médico Veterinário!!!!

      Grande abraço.

      Equipe Santé Laboratório

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Popups Powered By : XYZScripts.com