Primeiro Laboratório acreditado no Brasil para AIE e MORMO

Mormo e Anemia Infecciosa Equina são doenças que acometem os cavalos, os jumentos e os muares ou burros. Essas enfermidades fazem parte do Programa Nacional de Sanidade dos Eqüídeos (PNSE), estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Sendo assim, a solicitação e a realização dos exames para diagnóstico dessas doenças são procedimentos que só podem ser desenvolvido em conformidade com a legislação.

A Instrução Normativa 45 de julho de 2004 estabelece que as amostras para a realização do exame de AIE devem ser colhidas somente por Médicos Veterinários, devidamente inscritos no conselho de classe. As amostras só poderão ser recebidas e analisadas pelo laboratório credenciado ou oficial se estiverem acompanhadas por uma requisição preenchida, assinada e carimbada pelo requisitante. Este mesmo formulário servirá para o laboratório emitir o laudo.

O diagnóstico do Mormo é regulamentado pela IN 24 de abril de 2004 e os requisitos para o encaminhamento de amostras para o laboratório são semelhantes aos de AIE. Portanto, o proprietário do animal não pode colher sangue dos animais para a realização desses exames. Qualquer que seja a necessidade, o proprietário deve recorrer a um Médico Veterinário devidamente habilitado para essa tarefa. O Médico Veterinário já deve ser cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do seu Estado ou no Ministério da Agricultura para realizar essas coletas. O laboratório recebe atualizações da relação de profissionais que podem enviar as amostras e emite aos mesmos os formulários (resenhas) que são preenchidas em três vias e encaminhadas juntamente com o material para análise.

O prazo para conclusão dos exames é de 48h após o início das análises e a validade é de 60 dias.

Os equídeos que serão transportados de um município a outro ou para outros estado, que irão participar de algum tipo de aglomeração, feiras, exposições, vaquejadas e competições de outras naturezas necessariamente precisam portar uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Para obter essa guia, deve ter exame de AIE e Mormo negativo.

Quando o exame tem resultado Positivo, o laboratório tem que encaminhar o laudo imediatamente ao órgão de defesa sanitária animal para a providências legais. O exame de Mormo pode apresentar resultado Inconclusivo e Anti-Complementar. Nestes casos, outra amostra deverá ser examinada num prazo de quinze a trinta dias e o animal não pode sair da propriedade onde se encontra.

Realize seus exames de AIE e MORMO no Santé Laboratório.
Entre em contato conosco pelos telefones: 61 3345-8333 / 61 3346-8333 e 61 9352-0128
Ou pelo email: equino@br74.teste.website