Qual é a importância de escovar os dentes do meu cachorro ou do meu gato?
Qual é a importância de escovar os dentes do meu cachorro ou do meu gato?

Qual é a importância de escovar os dentes do meu cachorro ou do meu gato?

Ah, esses peludos são tão parecidos conosco, não é? E até no hábito, que todos os tutores devem adotar, de escovar os dentes. Se você não sabia, então saiba que é importantíssimo escovar os dentes dos cachorros. Isso pode até evitar doenças.

O ato de escovar os dentes, diariamente, dos cachorros e dos gatos deve ser adotado desde o nascimento dos bichinhos, principalmente como prevenção para possíveis problemas mais graves no futuro. Sim, sabemos da dificuldade em manipular uma região tão delicada e sensível para nossos amigos. Eles tentam fugir, se mexem, não gostam e alguns casos, ficam agressivos, e por esse motivo é importante estipular uma meta inicial, por exemplo, escovar semanalmente.

Você deve escovar os dentes do seu cachorro diariamente

Como escolho a escova de dente para meu bichinho?
É possível encontrar escovas específicas para os cachorros e para os gatos. São diversos tipos, com cerdas anatômicas, com cabos mais longos, dedeiras de silicone ou escovas com cerdas do mesmo material. Se o seu amigo não se adaptar a nenhuma delas, use uma gaze com o creme dental adequado.

Devo usar o creme dental que eu uso?
Não, jamais! O creme dental utilizado pelos humanos possuem flúor e componentes que, quando ingeridos por animais, podem causar problemas. Então use, única e exclusivamente, o creme dental veterinário, já que esse não precisa de enxague e é apropriado para os bichinhos.

Nunca use creme dental de humanos para escovar os dentes do seu bichinho

Como devo fazer para acostumar meu bichinho a escovar os dentes?
O hábito vai ser o seu maior aliado nesse procedimento, por isso pode começar a fazer semanalmente. Nos demais opte por um petisco que ajude a limpar os dentes. Consulte um médico veterinário para que ele indique o petisco com abrasividade ideal.

via GIPHY

Para que seu cachorro ou gato aceitem e tomem como normal escovar os dentes, é preciso e importante começar a prática desde o nascimento. Mas se você estiver adotando o bichinho já maiorzinho, tenha paciência e tente tornar o momento mais agradável possível. Não tenha pressa e associe o momento aos de alegria e brincadeira. O importante é ser persistente.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades, dicas e curiosidades do mundo animal.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856