TGP (ALT)

Tubo – tampa vermelha ou tampa roxa

Material – soro ou plasma EDTA

Prazo – 6 hrs

CONDIÇÕES

- Soro ou Plasma com EDTA.

VOLUME RECOMENDÁVEL

- 1,0 mL.

TEMPO DE JEJUM

- Jejum não obrigatório.

CONSERVAÇÃO

- Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 º C.

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO

- Hemólise acentuada.
- Lipemia acentuada.

COMENTÁRIOS

Esta enzima hoje é também conhecida como alanina aminotransferase/ALT/ALAT/TGP, ela é uma enzima de vazamento. A TGP é encontrada predominantemente no fígado e em menores quantidades no rim, coração e músculo esquelético. A maior porcentagem desta enzima é encontrada no citoplasma do hepatócito no cão, gato e primatas, sendo exceções os equinos e bovinos. A ação de toxinas e hipóxia no tecido hepático pode levar transtorno aos hepatócitos aumentando a permeabilidade da membrana celular levando a liberação destas enzimas para o sangue.

Quanto maior o número de hepatócitos lesados maior a quantidade de enzima liberadas. Este aumento também pode ocorrer durante a regeneração dos hepatócitos, talvez por aumento de produção.

Na cirrose a TGP pode se encontrar dentro dos valores normais, aumentados ou diminuídos. Podemos ter aumento nos valores normais de TGP em hepatites aguda ou crônica, colangite, colangiohepatite, toxinas hepáticas, trauma, anoxia devido a anemia ou choque. Com o uso de drogas tais como: barbitúricos, acetoaminofem, mebendazole, fenobarbital, glicocorticóides, halotane, cetoconazol entre outros podemos ter uma elevação nos níveis normais da TGP.

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856