Sódio

Tubo – Tampa vermelha

Material – Soro

Prazo – 6 hrs

CONDIÇÕES

- Soro.

VOLUME RECOMENDÁVEL

- 1,0 mL.

TEMPO DE JEJUM

- Jejum não obrigatório.

CONSERVAÇÃO

- Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 º C.

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO

- Hemólise acentuada.
- Lipemia acentuada.

COMENTÁRIOS

É o principal cátion extra celular. Os sais de sódio são os principais determinantes da osmolaridade. Alguns fatores regulam a homeostasia do balanço do sódio, tais como aldosterona e hormônio anti-diurético. O teste é útil na avaliação dos distúrbios hidro eletrolíticos. A hiponatremia ocorre através da perda gastrointestinal (vômitos, diarréia), se for severa pode levar a acidose metabólica.

Outras causas que levam a hiponatremia são insuficiência cardíaca congestiva, administração de diuréticos, diabetes melitus e hiperaldosteronismo. A hipernatremia esta associada com a desidratação secundária a ingestão inadequada de água ou perda excessiva de água pura, principalmente no diabetes insipidus se o paciente tiver restrição de água. Ocorre ainda na cirrose e pode se desenvolver em  pacientes com insuficiência renal crônica com inadequada ingestão de água que irá levá-lo a uma hipovolemia hipernatrêmica.

Uma hiponatremia falsa (pseudo-hiponatremia) pode surgir quando uma amostra lipêmica é mensurada por fotometria de chama ou por potenciometria indireta. Pode ocorrer ainda quando se tem severa hiperglobulinemia. A hipernatremia falsa (pseudo-hipernatremia) pode ocorrer através do manuseio impróprio da amostra permitindo a evaporação do soro.

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856