Potássio

Tubo – Tampa vermelha

Material – Soro

Prazo – 6 hrs

CONDIÇÕES

- Soro.

VOLUME RECOMENDÁVEL

- 1,0 mL.

TEMPO DE JEJUM

- Jejum não obrigatório.

CONSERVAÇÃO

- Até 5 dias refrigerado entre 2 e 8 º C.

COMENTÁRIOS

É o principal cátion intracelular. O uso de fluidoterapia intravenosa pobre em potássio pode aumentar a perda renal e levar a hipocalemia em um animal anorético.

Podemos ainda encontrar hipocalemia associada a perdas gastrointestinais (vômitos e diarréia) que pode ser exacerbada pela ingestão dietética adequada. Outros distúrbios podem ser associados a hipocalemia, hiperaldosteronismo, tratamento diurético, tratamento com insulina, etc.

Podemos encontrar hipercalemia associada a hipoadrenocorticismo, insuficiência renal, acidose, rabdomiólise (equinos) entre outros.

A hipercalemia falsa (pseudo-hipercalemia) pode ocorrer secundária a um atraso na separação do soro do sangue com leucocitose intensa ou trombocitose, elementos celulares ricos em potássio. Pode ocorrer ainda quando temos hemólise em equinos e bovinos, quando a coleta foi feita em heparina potássica, quando a coleta foi feita através de um catéter intravenoso usado previamente para administração de potássio.

Uma peculiaridade racial tem sido notada no cão Akita em que o atraso da separação da amostra coagulada pode resultar num aumento nos valores de potássio.

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856