Mormo

Tubo – Tampa Vermelha

Material – Soro

Prazo – 48 horas

CONDIÇÕES

- Soro.

VOLUME RECOMENDÁVEL

- 2,0 mL.

INSTRUÇÕES

- A amostra sempre deve estar acompanhada de requisição oficial do Santé Laboratório em 3 vias devidamente preenchida, assinada e carimbada pelo médico veterinário solicitante.

CONSERVAÇÃO

- Até 7 dias refrigerado entre 2 e 8 ºC.

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO

- Ausência de documentação de acompanhamento da amostra
- Hemólise acentuada.
- Lipemia acentuada.
- Fibrina.
- Coágulo.

COMENTÁRIOS

O mormo é uma infecção zoonótica causada pelo Burkholderia mallei, um bacilo Gram negativo, imóvel, não encapsulado e não esporulado da família Burkholderiaceae. A bactéria causadora era anteriormente conhecida como Pseudomonas mallei e evolutivamente está relacionada com o agente causador da melioidose, Burkholderia pseudomalle .

* Equídeos, seres humanos, ocasionalmente felídeos e outras espécies são sensíveis; as infecções são geralmente fatais.
* Os burros são mais suscetíveis, as mulas um pouco menos e os equinos demonstram alguma resistência manifestada nas formas crônicas da doença, especialmente em áreas endêmicas.
* A fonte de infecção mais comum parece ser a ingestão de alimentos ou água contaminados, provavelmente através de descargas do trato respiratório ou lesões de pele ulcerada de animais infectados.
* A alta densidade e a proximidade dos animais favorecem a disseminação da enfermidade, da mesma forma que os fatores de estresse relacionados com o hospedeiro.
* Portadores assintomáticos muitas vezes revelarem-se mais importante na transmissão da doença do que os animais doentes.

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856