Erva-gateira: dúvidas comuns sobre ela
Erva-gateira: dúvidas comuns sobre ela

Erva-gateira: dúvidas comuns sobre ela

Os felinos são muito independentes, tranquilos (em geral) e necessitam de poucos cuidados, mas atenção ainda assim eles precisam, ok? Essas são qualidades que levam muitas pessoas que desejam ter um bicho de estimação a escolherem os gatos para ter em sua casa. Um dos brinquedos que os tutores dão aos seus bichanos é a erva-dos-gatos, também conhecida como catnip.

Essa planta se parece com uma hortelã e exerce um efeito narcótico sobre os gatos. Mas como isso acontece? Ao sentir o cheiro da erva, os gatos roçam, lambem e até querem comer. O efeito narcótico começa em segundos, e assim começam a correr e saltar pelo ambiente.

A erva-do-gato pode fazer mal? Esse é um estimulante natural e que não faz mal nenhum ao bichano, mas causam efeitos diferentes em cada bicho, como brincar enquanto miam, movem-se de maneira mais violenta, enquanto outros relaxam e miram o seu olhar para o vazio como se estivessem hipnotizados. Nada fora do normal.

É preciso falar que nem todos os felinos respondem aos efeitos da nepetalactona, mas a maioria sim. Segundo os cientistas, dois em cada três gatos, sem distinção de raça e sexo, sucumbem aos efeitos dessa planta e somente aos seis meses de vida o gato poderá determinar o impacto da erva sobre ele.

O consumo da erva-do-gato não é perigoso, mas pode haver mal-estar estomacal depois de comer demais, mas não é comum. A moderação é o segredo para prevenir inconvenientes.

Especialistas revelam os benefícios do consumo dessa erva e podem ser aproveitados na fabricação de brinquedos e produtos comestíveis e uma pequena dose é o suficiente para potencializar:

1. O adestramento, especialmente quando se trata de estimulá-lo a usar sua cama e/ou arranhador.
2. O relaxamento e o exercício físico.
3. O controle da obesidade.
4. A indução à brincadeira.
5. Reforça sua saúde mental.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856