Copo descartável: vilão do meio ambiente
Copo descartável: vilão do meio ambiente

Copo descartável: vilão do meio ambiente

Há algum tempo a proibição do uso de canudos entrou na pauta dos legisladores do nosso país e em alguns estados foi banido, mas e os copos descartáveis. Eles também são vilões do meio ambiente. Sim, podem parecer inofensivos e nos salvam diversas vezes quando a sede aperta na rua, nas festas infantis são mais “fáceis” de limpar…

O uso dos copos descartáveis também deve repensado e substituído especialmente em ambientes onde o consumo é grande, em empresas por exemplo. Nosso país, produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano, mas infelizmente o potencial de reciclagem deste produto está longe de ser satisfatória. A maior parte dos copos descartáveis é descartada incorretamente, o que favorece ainda mais a poluição do nosso meio ambiente.

O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de copos plásticos por ano

Mas, será que existe alternativa para substituir os copos descartáveis? Sim, claro! Por que não começar adotando um copo e chama-lo de seu na mesa do trabalho? É você pode escolher um copo plástico daqueles reutilizáveis, de inox, eco copos e até uma caneca. Se possível, ande com um copo reutilizável ou uma garrafinha para água sempre na mochila ou bolsa. No restaurante solicite sempre um copo de vidro e explique o motivo da sua escolha, às vezes o bate papo pode render.

A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) estima que, no Brasil, são consumidos, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos diários.

Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Os produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pela natureza, o que faz com o que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo, chegando a levar mais de 450 anos.

Os copos de plástico descartáveis são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o plástico representa 80% do lixo no oceano e pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os. Para reverter essa situação, é preciso colocar em prática o conceito de redução, reutilização e reciclagem desses materiais. Comece repensando as suas atitudes de consumo, lembre-se: A mudança de hábito começa por você!

Convidamos a você a se juntar ao Santé Laboratório Veterinário e dispensar SEMPRE o uso de copos descartáveis. Adote um copo na mesa do trabalho e recuse os descartáveis nos restaurantes. O meio ambiente precisa dessa atitude de todos para que possamos sobreviver no futuro!

Copos descartáveis também são vilões para o meio ambiente

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856