Por que e quando devo cortar as unhas do meu bichinho?

Assim como acontece conosco, as unhas dos cachorros e gatos crescem continuamente e necessitam de cuidados. Algumas vezes, quando não há o desgaste natural, é preciso aparar as unhas dos bichinhos.

O desgaste acontece com o atrito com o chão, ou seja, com caminhadas e passeios diários. Logo, aqueles bichinhos que vivem em locais com pisos lisos que não favorecem esse contato, devem ter as unhas aparadas com mais frequência. Se isso não acontecer, as unhas interferem na pisada do animal, que por sua vez levam a deformidades posturais, perda de equilíbrio e muitas vezes quedas.

Parece uma coisa pequena, mas a falta de cuidado com as unhas podem levar a dores. Isso mesmo, se as unhas estiverem muito grandes elas podem entrar na pele do seu bichinho. Outro problema causado pela falta de corte é o sangramento intenso quando são arrancadas acidentalmente.

Se o seu bichano ou cãozinho já estiverem mais velhos a atenção deve ser redobrada e o corte das unhas fazer parte dos cuidados paliativos. Lembre-se que a unha curta ajudar e muito na caminhada e equilíbrio do seu pet.

Quando o assunto é unha, o tutor de gatos tem um pouco menos de trabalho já que eles têm por hábito arranhar troncos e os brinquedos próprios para isso. Mas se isso não for o suficiente, é preciso cortar também.

Atenção ao fazer esse tipo de cuidado com seu bicho. Recomendamos levá-lo ao pet shop ou ao médico veterinário para fazer esse corte. Lembre-se que as unhas deles são altamente irrigadas e se o vaso for atingido, o animal sentirá muita dor e o sangramento é intenso.

Continue ligado em nosso blog para saber novidades do mundo pet e dicas importantes para o bem estar do seu bicho.