Faz mal dar leite para gatos?
Faz mal dar leite para gatos?

Faz mal dar leite para gatos?

Aquela bolinha de pêlos, lindinha, fofinha e com fome. Logo a grande maioria das pessoas pensa em oferecer leite para o gatinho. Por que não? O bichinho não é um mamífero? Os filhotes podem e devem se alimentar exclusivamente do leite produzido por suas mães. A composição do leite produzido por cada espécie de mamífero é diferente e as enzimas digestivas também variam de acordo com a necessidade de cada uma.

Oferecer leite de vaca aos felinos é um erro muito comum. Mas por quê? O leite dos herbívoros (vaca, cabra, ovelha), por exemplo, é rico em açúcares, como a lactose e pobre em gorduras e proteínas quando comparado ao leite dos animais carnívoros. A ingestão do tipo de leite diferente pode causar problemas diferentes em cada fase da vida. Confira abaixo:

- Filhotes: caso sejam alimentados apenas com o leite de vaca podem apresentar diarréia, flatulência e desnutrição severa já que o alimento tem alto conteúdo de lactose e pequenas quantidades de gordura e proteína. Complicações podem levar o animal ao óbito ou um crescimento prejudicado e além de desencadear problemas de saúde.

- Adultos: os bichanos adultos, cachorros ou gatos, produzem pequenas quantidades da enzima que digere a lactose. As consequências podem ser episódios de diarréia. Se for alta a quantidade e a frequência que o leite for oferecido, os pets podem ainda desenvolver problemas digestivos leves a severos, prejudiciais à sua saúde também.

Logo, a alimentação dos filhotes deve ser feita pelos ”sucedâneos do leite”, industrializados. Depois da segunda ou terceira semana de vida já é possível iniciar a introdução de pequenas quantidades de papas feitas com ração de filhote de alta qualidade, o que diminui o risco de desnutrição. Depois dos bichos crescidos é necessário oferecer alimento completo, balanceado e de alta qualidade e adequado para as características do animal (p. ex.: idade, raça, porte).

Continue acompanhando nosso blog para saber mais novidades e informações sobre os bichinhos.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856