Coceira no ouvido do cão? Pode ser Malassezia
Coceira no ouvido do cão? Pode ser Malassezia

Coceira no ouvido do cão? Pode ser Malassezia

Seu pet está sempre incomodado coçando o ouvidinho? Acorda no meio da soneca ou para no meio do passeio só pra se coçar?
Fique atento, pois pode não ser só uma “mania”! Muitas vezes achamos que nosso pet coça demais o ouvido porque caiu água no banho, ou morde as patinhas ou o rabo por estresse, mas na verdade, pode ser mais do que só uma mania dele. Pode ser a chamada Malassezia!

A Malassezia tem ação oportunista e se multiplica em excesso quando ocorre algum desequilíbrio na pele

A Malassezia sp. é um fungo naturalmente encontrado na microbiota tecidual dos animais, e normalmente não causa problemas.  Porém esse fungo tem ação oportunista e se multiplica em excesso quando ocorre algum desequilíbrio na pele, levando então a malasseziose, uma doença que causa lesões de pele em cães e gatos.

A Malasseziose, uma doença que causa lesões de pele em cães e gatos

As regiões que mais apresentam lesões, são abdômen, tórax, face, parte inferior do pescoço, axilas e patas. A pele fica hiperpigmentada na região da lesão, apresenta vermelhidão, pode -se encontrar áreas sem pelo com aspecto espesso na pele, e seborreia seca ou oleosa. Apresenta ainda um cheirinho um tanto quanto desagradável. Ela pode ser encontrada também no ouvido, o que gera a otite externa.

23_sabermaissante-2

O método mais utilizado para diagnóstico é a citologia da região afetada (foto), feita por raspado – na pele, ou swab – no ouvido, que irá confirmar a presença do fungo na lesão. A redução da população fúngica é o foco do tratamento e o único profissional capacitado para determinar o melhor tratamento da malasseziose é o médico veterinário.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de dicas e novidades do mundo animal.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856