Carrapatos: riscos que seu cachorro corre e o que fazer

Pequenos parasitas. Nos fazem coçar só de pensar neles. Se multiplicam com uma facilidade incrível. Podem transmitir doenças. Sim, esses são os carrapatos, que podem trazer, desde simples incômodos e coceiras, até uma grande dor de cabeça para os cachorros e seus tutores.

Por mais que você cuide da limpeza do seu peludo com shampoo específicos e ele use coleiras anti-parasitas, às vezes não é o suficiente para evitar que o carrapato tome a pele do seu bichinho como se fosse dele.

Carrapatos podem transmitir doenças graves como a Babesiose e a Erliquiose

Como se alimentam do sangue do cachorro, os carrapatos podem transmitir doenças graves como a Babesiose e a Erliquiose. O que pode variar de acordo com as mais de 800 espécies desse parasita existentes. No Brasil, os mais comuns são o “carrapato estrela” ou o “carrapato vermelho do cão”. E as doenças mais comuns são:

– Babesiose;
– Erlichiose ou Erliquiose;
– Febre Maculosa.

 

via GIPHY

O que fazer se meu cachorro pegar carrapato?
Se você pensou de imediato em arrancar com sua mão ou com uma pinça comum, pare imediatamente, uma vez que partes (a peça bucal) do carrapato podem ficar presas na pele do seu cachorro e levar à infecções. O mais indicado é levar o seu amigão a um médico veterinário ou a um pet shop para realizar essa “extração”.

Uma dica muito importante é: se os carrapatos voltarem, depois de serem retirados, é preciso ficar atento aos lugares que o pet frequenta. Além disso, o médico veterinário pode prescrever produtos especializados na prevenção a esse parasita. Lembre-se de não usar nenhum medicamento em seu cão que não tenha sido recomendado por um médico veterinário.

Doenças causadas por carrapatos:
– Babesiose: Causa uma severa anemia que pode prejudicar o correto funcionamento do fígado, os rins e o baço, sendo o primeiro sintoma uma febre de mais de 41 º C. A urina fica escura por causa da presença de derivados do sangue.  Algumas vezes, a doença causa sintomas neurológicos, como ranger de dentes ou comportamento trôpego, e os cachorros morrem em poucos dias se não receberem tratamento correto e rápido. Para tratar a babesiose, usam-se drogas antiprotozoárias.

– Erliquiose: Produz uma ampla variedade de sintomas, desde sangramento nasal, febre de até 40,5º C até a supressão do sistema imunológico. A opção para tratamento são antibióticos, como doxiciclina. São encontrados casos da doença em todas as regiões do Brasil

– Doença de Lyme: Nos Estados Unidos, é a mais comum entre as doenças transmitidas por carrapato. No Brasil foram encontrados focos em São Paulo, Santa Catarina e no Rio Grande do Norte. O carrapato precisa sugar de 12 a 24 horas para transmitir a doença. Cães com doença de Lyme geralmente mancam, ficam desanimados e têm febre alta. Raramente, também apresentam erupção na pele, em formato de olho de boi, mas o pelo dificulta essa observação. O tratamento é feito com antibióticos.

Lembre-se de não usar nenhum medicamento em seu cão que não tenha sido recomendado por um médico veterinário.

– Febre maculosa: Causa febre alta, rigidez, respiração difícil, vômito, diarreia, edema na pata e no focinho, e, finalmente, sangramento nasal, na urina e nas fezes. Para que se fique infectado, o carrapato precisa sugar no mínimo quatro horas. Antibióticos como doxiciclina revertem os sintomas em um ou dois dias, desde que a doença seja tratada logo no começo. A febre maculosa pode ser uma doença muito grave, levando muitas vezes à hospitalização e registrando sequelas e casos fatais. No Brasil, mais notados estão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

– Paralisia do carrapato: Acredita-se que seja causada por uma neurotoxina existente na saliva do carrapato que, vagarosamente, paralisa o cachorro em um período de 48 a 72 horas. Se todos os carrapatos forem removidos, a paralisia normalmente desaparece em cerca de um dia.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de novidades, dicas e notícias do mundo animal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Popups Powered By : XYZScripts.com