Seu cachorro te entende! Basta conversar com ele!
Seu cachorro te entende! Basta conversar com ele!

Seu cachorro te entende! Basta conversar com ele!

Sim, claro! E é por isso que ele tem o “título” de melhor amigo do homem pela sua lealdade e instinto protetor. Mas essa amizade vai além!!! Ela chega ao entendimento de ações, sinais e emoções que nós, humanos, damos diariamente seja por um sorriso, o jeito de caminhar, de comer ou pela feição.

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Portsmouth, Inglaterra e outro o publicado no Journal of Current Biology, Estados Unidos, os cães fazem de tudo para entender o que queremos dizer quando conversamos com eles. Mas como? A seguir mostramos cinco maneiras que eles usam para nos entender.

1. Empatia:
De acordo com os cientistas, os peludos desenvolveram na capacidade de bocejar a demonstração da empatia pelos humanos. Não se sabe ao certo o porquê de ser assim, mas os estudiosos consideram isso uma façanha da seleção natural. A empatia canina também é demonstrada quando há mudanças de humor em seu tutor. Seu cachorro boceja fazendo um charme? Ele diz que sim!

2. Ponto de Vista:
Os cães entendem que nós enxergamos diferente deles. Cientistas chegaram a essa conclusão depois de testes, como o que colocou um cachorro e uma pessoa em lados opostos de uma sala e, ao centro, dois brinquedos idênticos. Um dos brinquedos estava separado da pessoa por uma barreira opaca e o outro, por uma barreira transparente.

Assim quando a pessoa pedia ao cão para trazer-lhe um objeto o cão levava o objeto que a pessoa era capaz de ver. Seu cãozinho te presenteia com alguns “achados” na rua? Se ele te traz “restos” e algum bichinho morto, com certeza ele te ama!!!!

3. Reconhecimento de opinião:
Você senta pra comer e seu cãopanheiro vem logo em seguida e senta ao seu lado com aquele olhar de pedinte. Quem nunca passou por isso? Não é só porque a sua comida parece mais apetitosa que a dele. Na cabeça dos pets, você é o mestre e se você gosta deve ser realmente bom. Em diversos estudos, em que os animais deram preferência a alimentos escolhidos por seus donos, mesmo quando havia porções maiores à disposição. Mas lembre-se: nunca ofereça petiscos que não fazem parte da dieta de seu companheiro. Pode ser perigoso! Principalmente chocolate!

4.      Apontar:
Você já reparou que quando aponta para algum lugar, o cão, ao invés de olhar para seu dono, olha para onde está apontando? Os cachorros conseguem entender o gesto, algo que nenhuma outra espécie, a não ser a própria espécie humana, é capaz de fazer. E olha que esse comportamento é mais vasto do que a gente imagina: da mesma forma acontece, por exemplo, quando exige que seu cão preste atenção em algo. Já percebeu que eles geralmente costumam atender à ordem? E você, executa comandos com seu amigo? Saiba que ele é capaz de aprender com facilidade!

5.      Ciúmes:
Essa é uma das descobertas mais recentes sobre os cães, embora todo mundo já desconfiasse que eles fossem bastante ciumentos. Segundo esses estudos, se um dono tiver dois cães, por exemplo, e der mais atenção a um que ao outro, o animal que recebe menos carinho pode se tornar agressivo e estressado por ciúmes! De acordo com os cientistas, isso é algo espetacular para um bicho, uma vez que sentimentos exigem uma certa autoconsciência! Sabia que ele pode também ter ciúmes de seu(ua) companheiro(a)? E agir com agressividade se tiver que dividir a sua atenção com o outro!?

Se você quer continuar recebendo dicas e sabendo de novidades do mundo animal, acompanhe nosso blog. Conte aqui sua experiência inusitada com seu melhor amigo! Queremos saber!!!

Fonte: Blog Geração Pet

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856