Você costuma verificar a saúde bucal do seu cachorro?

Se a sua resposta foi sim, parabéns! Mas caso contrário, está na hora de mudar alguns hábitos e ficar de olho no estado dos dentes e gengivas do seu cachorro. Ele, assim como nós humanos, podem ter desde um simples mau hálito até um problema sério no dente ou gengiva. Esse hábito é mais um cuidado essencial para garantir o bem-estar do animal.

Sem higiene bucal adequada seu cachorro pode sofrer com processo inflamatório na gengiva, por exemplo. Essa é a porta de entrada de bactérias bucais para a corrente sanguínea, gerando doenças mais complicadas como infecção renal, artrite, fibrose pulmonar e até problemas no coração. Outro problema da falta de escovação da forma adequada: haverá o acúmulo de tártaro que levará a queda dos dentes.

Você sabia que os cachorros também trocam os dentes? Isso acontece por volta dos cinco meses, que é justamente a época em que a saúde bucal deles deve ser tratada com prioridade para prevenir os problemas, uma vez que os cães dificilmente apresentam sinais de dor, exceto um incômodo na hora da alimentação. Esse é um grande problema já que quando descoberto o problema esteja em fase avançada, o que pode levar a complicações.

O mau hálito pode ser um indicativo de problemas, assim como gengivas vermelhas demais, saliva viscosa e a presença de sangue na boca. Outra dica é observar os brinquedos: se há marcas ou manchas de sangue. Ao levar seu cachorro para consulta de rotina ao médico veterinário, pergunte sobre os dentes e gengiva dele.Por último e talvez o mais…

Leia mais

Gostei! (Nenhum voto)
Loading...

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856