Atenção, médico veterinário! Você atende felinos ?
Atenção, médico veterinário! Você atende felinos ?

Atenção, médico veterinário! Você atende felinos ?

Atenção, médico veterinário! Você atende felinos ?

Então atenção para este alerta !!!!

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do Brasil e mais alguns países da América do Sul estão em alerta. A espécie fúngica Sporothrix brasiliensis está se espalhando rapidamente entre os gatos, mas o que preocupa é o contágio dos seres humanos.

A esporotricose, em sua forma clássica, foi por muito tempo conhecida como “a doença do jardineiro” por ter sido diagnosticada, quase que em sua totalidade, entre profissionais que manejavam plantas e solos naturais. Atualmente, a esporotricose zoonótica já é considerada uma hiperendemia na cidade do Rio de Janeiro.

a esporotricose zoonótica já é considerada uma hiperendemia na cidade do Rio de Janeiro

Os felinos apresentam maior potencial de transmissão, uma vez que os fungos estão presentes no aparelho respiratório por meio de secreções e nas lesões cutâneas. Assim, os gatos se tornam transmissores da doença para os humanos, ocorrendo pelo contato com gotículas de secreção respiratória na fase inicial da doença, com a pele sadia, porém contaminada com o fungo, com as lesões no pelo, unhas, olhos, boca e patas, como também por meio de mordeduras ou arranhaduras de gatos enfermos.

Nos seres humanos o contágio por Sporothrix pode causar lesões de cicatrização lenta e, com menor frequência, infecções respiratórias ou generalizadas com dor nas articulações, cefaléia ou convulsões.

Nos seres humanos o contágio por Sporothrix pode causar lesões de cicatrização lenta

Mas, segundo o Dr. Brendan Jackson, médico do Departamento de Doenças Micoscópicas do CDC dos Estados Unidos, a espécie Sporothrix brasiliensis parece causar uma doença mais grave do que outras espécies de Sporothrix, com infecções de pele que podem se espalhar para os linfonodos e, em pessoas imunocomprometidas, causar lesões em todo o corpo.

No Brasil, as infecções em gatos são conhecidas como “nariz de palhaço” devido aos arranhões e lesões da mucosa nasal infectados e inchados. Os médicos veterinários são os que têm maior probabilidade de serem expostas.

O Dr. Jackson observou que os médicos veterinários desenvolveram infecções oculares após os gatos balançarem durante o exame de suas lesões faciais.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais novidades e dicas do mundo animal.

Leia Também

Comentários

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios. Seu endereço de e-mail não será publicado.

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

SAIS Nº 08 - Sociedade Hípica de Brasília - Brasília/DF - CEP:70.610-000 | (61) 3345.8333 - 3346.8333 - 99221.8856